domingo, 11 de novembro de 2012

Tarcísio Ramos dos Santos - Da Cidade Nova para o mundo!


Por: Clériston Barbosa

Morador do Bairro Cidade Nova, Tarcísio Ramos dos Santos, 24 anos, vem de uma trajetória ascendente no cada vez mais restrito terreno da poesia. Ator profissional inserido na arte da palavra por meio de concursos de poesia falada, 2011 foi um ano extraordinário para o mesmo, pois com muita luta e persistência conseguiu lançar seu primeiro livro: "Ponto de Partida".
Tarcísio teve a oportunidade de apresentar seu belíssimo trabalho na Casa da Cultura de Estância; na Academia Sergipana de Letras, na Livraria Escariz e no Palácio-Museu Olímpio Campos em Aracaju, durante o evento “Café no Museu”.
Para ter a obra em mãos, entretanto, Tarcísio teve de recorrer a métodos ainda pouco usuais por essas bandas - mas cada vez mais populares em outros países, principalmente nos Estados Unidos: a impressão de livros via internet. "Fiz o livro por meio do site blurb.com. Através dele, o escritor baixa um programa, cola lá o conteúdo e envia o material para os organizadores do site. Quando o interessado mora nos Estados Unidos, dentro de dois dias, ele é contemplado com 30 exemplares. Deixei isso a cargo da minha namorada, que é americana. E de fato, dois dias depois, os 30 livros estavam lá com ela", relata.
A partir dos exemplares iniciais, Tarcísio correu atrás de patrocínio e conseguiu multiplicar a tiragem para 400 cópias. “Só a Prefeitura de Estância me ajudou com a metade delas”, fala em forma de agradecimento pelo incentivo.
Iniciado na poesia aos 16 anos, Tarcísio cita como referência autores como Tobias Barreto, Araripe Coutinho, os irmãos Campos, Hunald Alencar, Ilma Fontes, Maurício Oliveira e Emily Dickinson. "Participava de concursos de poesia falada e comecei a me interessar mais, participando de diversos concursos em Estância, Japaratuba, Penedo, Propriá e até no Rio de Janeiro. Nessa brincadeira, de 2007 para cá, acumulei dez prêmios", conta.
Em "Ponto de Partida", o jovem poeta alterna poesia com textos de cordel e teatro. "O roteiro trata de um diálogo entre Deus e o Diabo, sob julgamento das almas, como sátira política. No conjunto, costumo dizer que o que faço são retalhos de "arte-manhas".
Atualmente o jovem poeta e morador do Bairro Cidade Nova, encontra-se em Amherst Center, Massachusetts nos Estados Unidos, estudando e buscando inspiração para seu segundo livro. “Uma coisa tradicional aqui Nos Estados Unidos é ir até as fazendas de maçãs e você mesmo pegar a sua próprias maçãs. E fomos, eu e Jamie, fazer essa atividade divertida e saborosa. É muito lindo, eu compararia à abundância como manga no Brasil. Valeu muito apena!”. A meta do mesmo é permanecer por um ano e após retornar a nossa cidade.
Nós moradores do Bairro Cidade Nova sentimos orgulho em relatar a trajetória de vida de Tarcísio Ramos, pois entendemos que o mesmo é um grande exemplo de vida para todos aqueles que sonham e almejam conquistar seus objetivos. Desejamos que 2013 seja um ano repleto de inspiração e conquistas para o nosso poeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário